quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Belle Époque

A Belle Époque foi um período de grandes transformações culturais na Europa, que começou no final do século XIX, perdurando até 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial.

A expressão traduz o clima intelectual e artístico do período, considerado como a era do ouro e da beleza, inovação e paz entre os países europeus.
Novas percepções da realidade foram marcadas pelas inovações tecnológicas, como o telégrafo sem fio, o telefone, o cinema, a bicicleta, o automóvel e o 
avião.
As máquinas e os fertilizantes químicos aumentaram a produção agrícola. Na era industrial do fim do século XIX, a evolução técnica beneficiou também a esfera têxtil. Por volta de 1870, a máquina de costura patenteada em 1851 por I.M. Singer, realmente funcionou, possibilitando uma elaboração muito grande do traje feminino. Desde a segunda metade do século, começaram a ser vendidas as primeiras roupas prontas nas lojas de departamentos ( os shoppings da época) de Paris, como o Printemps, a Galerie Lafayette e o Bon Marché. Estavam criados o prêt- à- porter e o ready to wear atuais, a fabricação em série, mesmo que ainda de qualidade duvidosa.


Arquitetura típica do período
Nas artes 


Ocorreram várias mudanças, com o surgimento de teatros, cinemas exposições, cafés-concerto, livrarias e óperas,  sendo de acesso apenas à burguesia.
Destaca-se o estilo art-nouveau, em contradição a artes de motivos clássicos ou tradicionais, valorizando os ornamentos, cores vivas e curvas sinuosas inspiradas nas formas femininas, de animais e plantas.  Totalmente decorativa, arte esta, que pode ser vista em objetos de decoração como móveis, vasos, jóias , vitrais e azulejos além de fachadas de edifícios.
 



Alfonse Mucha - um dos pintores mais conhecidos dessa Arte Nova.

  Jóias estilo art nouveau

 Vestuário Feminino 

Armação usada para formar a silhueta
Vestidos com muitos babados, plissados, franja, muitas fitas, plumas e passamanarias, com golas bem justas ao pescoço, que com o passar dos anos vão se transformando. O volume das ancas era efeito do uso de anáguas e crinolina  ou o chamado Bustle ou cul de Paris.
As cinturas continuam finas,  adotam-se o uso de tecidos leves, de cores claras ou estampas florais. E como acessórios, ainda são usadas as sombrinhas, além de chapéus e flores adornando os cabelos penteados em coque.








Vestuário Masculino



















Uso de sobrecasaca, terno e cartola, as calças eram justas, em tecido liso ou xadrez,  os colarinhos altos e engomados, sapatos de bico fino,  barba e bigodes pontudos, além da bengala.






                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário