quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Romantismo

No séc. XIX,a Inglaterra era vista como a grande potência do mundo, por isso a rainha Vitória se tornou símbolo do que há de mais avançado e próspero, e é por esse motivo que tem seu nome associado a uma era.
O romantismo (1820-1850) foi um movimento intelectual artístico de fuga da realidade, fez prevalecer a imaginação sobre o espírito crítico, tanto na música quanto na literatura, nas artes plásticas e também na moda. A mentalidade da época era  de fato uma fuga do mundo humanístico, porque a era da indústria trouxe muito sofrimento na relação patrão- empregado, acidentes de trabalhos terríveis e exploração onde não existiam direitos trabalhistas. A vida se tornava cinzenta. Por isso a nostalgia em relação ao Rococó, a doçura da vida (lembrando apenas as coisas boas, como aproveitar a companhia do outro, comer bem e se divertir).
É a época do cultivo das lendas, surgem os contos de fadas dos irmãos Grimm e de Andersen. Também é a época da poesia de Heinrich Hene. A música lírica de Schumann, Shubert, Hoffmann, Liszt e Chopin foi muito tocada.
Começava a ganhar importância o proletariado do servidor anônimo, da grande massa de operários, explorados sem escrúpulos, que criaria mais tarde o chão onde iria brotar o marxismo, culminando nas agitações e na revolução de 1848, que acabaria de vez com o romantismo.


Artes

- Nesse momento são retratadas paisagens atemporais, existe o culto à natureza.
- Ideologia política: Liberalismo
- O excesso de racionalidade é muito criticado nesse momento, por isso não existe uma busca pela perfeição nas telas, embora alguns artistas continuassem trabalhando dessa forma.


"Vista d'Amora", de Tomás José da Anunciação, c. 1852


Woman in the garden- Monet

Falando em arte na era vitoriana, segue um vídeo para complementar nossos conhecimentos no assunto!


Vestuário -Feminino

O vestuário feminino rebusca, nesse  momento, todo desconforto, pompa e exagero do período rococó. A mentalidade é que, já que a vida está tão cinzenta, ao menos podemos nos vestir como se as coisas ainda fossem doces como no período usado como referências...mesmo que isso custe novamente a moléstia de uma roupa pesada e apertada. 
Armação romântica

- Volta dos Corselet;
- Uso de armações- Crinolinas;
- Retorno das peças pesadas e ornamentadas demais;
- Decote não tão profundo, pois a mulher dessa época é muito recatada (diferentemente do rococó), a vida é direcionada para ser mãe já que essa é uma tarefa divina e sagrada;
- Chapéu e luvas para manter a pele branquinha ("pois uma mulher que pegava sol andava muito na rua, e não seria ideal para casamento", por isso o chapéu do estilo império e as luvas transcendem todo o século XIX)
- Muito xadrez;
- Decote canoa, muitos babados e mangas curtas.
- Manga presunto (voltam os enchimentos);
- Vestido um pouco mais curtos para mostrar/ ostentar o sapato estilo sapatilha, muito trabalhado;
- Leques e abanadores, já que o vestuário volta a ser muito pesado.

Vestido Romântico





Rainha Vitória- Símbolo de Sofisticação da época

Vestuário -Masculino

Caixa de Rapé
O vestuário masculino permanece praticamente intocado em relação ao período anterior. Mas ocorreram algumas mudanças sutis.
Os homens de meia idade atarefados se vestiam com sobriedade, os idosos preferiam modelos mais antigos e os jovens seguiam as novidades das roupas mais confortáveis, mais folgadas, com colarinhos mais baixos. De acordo com a hora do dia, o homem bem trajado deveriam usar diversos tipos de casacos. Os modelos para a indumentária masculina elegante foram liderados pelas figuras do dândi inglês G.B. Brummel, o rei da moda, e do conte d'Orsay, Paris, que representavam a perfeita sincronização do requinte na linguagem, nos gestos e na vestimenta. Os cabelos levemente ondulados tinham um corte curto. As costeletas favoris iam das orelhas até o queixo, eventualmente completados por um bigode fino e barba bem tratada.

Acessórios indispensáveis:

- Caixas de rapé em prata;
- Corrente de ouro para chaves e relógios;
- lenços de linho fino branco;
- luvas;
- bengalas e guarda- chuvas vermelhos e azuis, assim como alfinetes com pérolas para as gravatas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário