terça-feira, 26 de novembro de 2013

Vanguardas

No cenário europeu, a arte se renova em diferentes movimentos  no início do século XX, onde os artistas  pretendem criar referências estéticas mais adequadas ao dinamismo dos novos tempos.

Período em que a influência está ligada a um conceito, a fim de quebrar tradições e padrões,  criando suas próprias referências estéticas.
Nesse contexto, surgem vários movimentos como o Cubismo, Futurismo, Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo, cada um com seu projeto próprio, mas todos com uma intenção em comum: romper radicalmente com os princípios, libertando a arte da necessidade de representar a realidade de modo figurativo e linear.
Essas vanguardas, apresentam um caráter de ruptura aos valores e princípios do passado e o choque pela percepção e aceitação do público a essa nova realidade em estado de transformação.

Vejamos alguns desses movimentos

CUBISMO

Há uma sobreposição de diferentes planos, onde os artistas  apresentam relações,  propondo diversos pontos de vista dos quais um determinado objeto pode ser observado, forçando o observador a questionar a realidade.

Pintura

            Les Demoiselles d'Avignon (1907), de Pablo Picasso 

    A exposição da tela  As senhoras de Avignon provoca comoção na cena artística parisiense.
Nessa tela Picasso revolucionou representando  a realidade, rompendo com os conceitos tradicionais de harmonia, proporção, beleza e perspectiva. Essa obra o tornou o grande mestre do Cubismo.
Além dele, também se destacam Georges Braque e Juan Gris.

 Pablo Picasso (1881 – 1973)
 Violino e jarro (1909-10), de Georges Braque

Na literatura, uma das características do Cubismo é a preocupação com a disposição gráfica do poema:  


 O poema de Apollinaire aproxima a poesia da pintura reproduzindo visualmente a queda da chuva, rompendo a noção de estrofe e verso.


Tradução  literal do poema Il pleut (Chove)
“Chovem vozes de mulheres como se estivessem mortas mesmo na recordação. Chovem também vocês maravilhosos encontros de minha vida ó gotinhas, e estas nuvens empinadas se põem a relinchar todo um universo de cidades minúsculas. Escuta se chove enquanto a mágoa e o desdém choram uma antiga música. Escuta caírem os laços que te retém embaixo e em cima.”


(Tradução de Sérgio Capparelli. In: Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1997) 

FUTURISMO 

Movimento caracterizado por uma literatura agressiva e provocadora, Uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias, Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico; Desvalorização da tradição e do moralismo, Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade e Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo. Nesse período o ser humano mostra-se orgulhoso de suas inovações tecnológicas. O futuro chegou!

Abaixo um trecho do texto de  Filippo Tommaso Marinetti publicado no conservador jornal francês Le Figaro  em 20 de fevereiro de 1909, surpreendendo os leitores.


Manifesto do Futurismo
1 - Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito à energia e à temeridade.
2 - Os elementos essenciais da nossa poesias são a coragem, a audácia e a revolta.
3 - Tendo a literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo ginástico, o salto mortal, a bofetada o soco.....

Giacomo Balla


EXPRESSIONISMO

O movimento  é influenciado pela Primeira Guerra Mundial, em contradição a estética impressionista de valorização sensorial transformada em expressão.
Expressões psíquicas, demonstrando perda de controle  do consciente, ressaltando um lado obscuro da humanidade, representadas em faces marcadas pela angústia e pelo medo. O expressionismo tem muito a ver com a preocupação de uma guerra iminente, já que este é um cenário tenso que antecede um dos maiores massacres que a humanidade já viu.

A mais conhecida tela expressionista é O grito, de Edvard Munch


O Grito

DADAÍSMO

Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, o romeno Tristan Tzara espanta o mundo com mais uma vanguarda: o Dadaísmo ou Dadá.
Movimento mais radical das vanguardas, surgiu como manifestação artística, com  propostas  em apresentar o almejo em algo impossível,  perante a acontecimentos de uma realidade incômoda,  transformar  a falta de lógica e coisas que parecem sem sentido, demonstrar a espontaneidade total.


  Tristan Tzara
Tzara afirma: “A obra de arte não deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta.”


Marcel Duchamp, Roda de bicicleta. Réplica do original de 1913.

                       


O trabalho de Duchamp consiste  no questionamento :
Uma roda de bicileta é um objeto de arte? Qual o propósito dela em cima de um banco?

Abaixo poema criado por Tzara

Receita de poema dadaísta
Pegue um jornal.
Pegue a tesoura.
Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
Recorte o artigo.
Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.
Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.
O poema se parecerá com você.
E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.


TZARA, Tristan. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1986. p. 132. (Fragmento)

SURREALISMO

Último movimento da vanguarda europeia,  estando fortemente ligado as artes visuais,  onde há o  interesse em adquirir um maior conhecimento do ser humano,  através  do fascínio pela loucura,  e consequentemente, liberar o inconsciente, que era pouco explorado na época.
O Surrealismo não é um estilo. É o grito da mente que se volta para si mesma.”
 Assim o ator e escritor Antonin Artaud definiu essa vanguarda.
Há uma proximidade  da teoria psicanalítica de Sigmund Freud e os surrealistas,  pois acreditam que a razão não é o melhor instrumento para essas descobertas, porque ela ignora nosso universo inconsciente.



Sigmund Freud contribuiu para a identificar o inconsciente e seu impacto sobre os seres humanos.  Foto de 1938.


Literatura Surrealista
André Breton, em 1924 publicou em Paris o Manifesto do Surrealismo, em que define o espírito e os objetivos da nova vanguarda, ensinando como fazer emergir o inconsciente.

[...] Mandem trazer algo com que escrever, depois de se haverem estabelecido em um lugar tão favorável quanto possível à concentração do espírito sobre si mesmo. Ponham-se no estado mais passivo, ou receptivo que puderem. Façam abstração de seus gênios, de seus talentos e dos de todos os outros. Digam a si mesmos que a literatura é um dos: mais tristes caminhos que levam a tudo. Escrevam depressa, sem um assunto preconcebido, bastante depressa para não conterem e não serem tentados a reler. A primeira frase virá sozinha, tanto é verdade que a cada segundo é uma frase estrangeira ou estranha a nosso pensamento consciente que só pede para se exteriorizar.[...]


BRETON, André. In: TELES, Gilberto Mendonça.Vanguarda europeia e modernismo brasileiro.9. ed. Petrópolis: Vozes, 1986. p. 194. (Fragmento)


ABSTRACIONISMO

A arte abstrata o  trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Ela pode ter, e provavelmente terá, um sentido diferente para cada pessoas que observá-la, cumprindo assim com seu objetivo de fazer as pessoas pararem para conseguir entender. Quando a arte abstrata surgia no inínio do século XX, causou muita polêmica, pois era considerada "estranha" e de "mau gosto".

Abstracionismo kandinski composição VII 1913 

Algumas características do Abstracionismo:

-Cores e formas são de forte expressão nesta fase. Além de Kandinsky, Franz Marc é o artista mais observado.;

-Tachismo : Manchas e borros expressados dentro de um espaço determinado na obra;

-Grafismo : Linhas, curvas, traços, pinceladas e todo signo gráfico no contexto abstrato;

-Orfismo : Expressão ligada à música;

-Raionismo : Riscos e raios com luminosidade;

-Abstracionismo geométrico ou formal : Formas e cores dadas a expressão geométrica.

-Pintura gestual : Pintura que expressa emoções, e execução espontânea diretamente na parede, locais e telas gigantes.

Manabu Mabe e Tomie Ohtake são representantes do abstracionismo sensível no Brasil. Na abstração geométrica temos movimentos ligados ao concretismo paulista e carioca.


Mas como as Vanguardas influenciaram na Moda?

Chanel


O vestuário se modifica muito nesse período, chegando muito próximo da diversidade de estilos que temos hoje. A roupa sofre influência não só das vanguardas, mas também da primeira guerra e do movimento estético Art Deco.

Por conta da guerra, houve uma abertura do mercado de trabalho para as mulheres, já que os homens teriam que lutar. Assim, já não havia mais espaço para uma roupa apertada, desconfortável e pesada e é nesse momento que o espartilho é suprimido e as saias perdem o formato de sino dando espaço a uma moda inspirada no orientalismo, roupas leves e cores vibrantes. Após a guerra entra em cena uma grande estilista que difunde um novo estilo de sofisticação e elegância com cores mais sóbrias e modelagem "seca", Chanel. Personagem que ajuda a construir a imagem de uma mulher forte, poderosa, de atitude e que pode usar calças.

A década de vinte é muito conhecida por um estilo mais andrógeno, onde as curvas deixam de ser ressaltadas, a cintura apertada desaparece, a saia encurta (mostrando a panturrilha...coisa que não se via há muito tempo) e as mulheres cortam os cabelo muito influenciadas pelas atrizes de cinema.

As vanguardas permearam a moda com o mesmo conceito que modificaram as artes: A quebra dos padrões!

Abaixo fragmento do manifesto de Giacomo Balla (artista futurista) sobre como a moda deve ser:

 "Nós devemos destruir a vestimenta tradicional, epidérmica, sem cor, funerária, decadente, chata e doente. (...) As ruas apinhadas, reuniões, teatros, cafés têm uma atmosfera de funeral porque as roupas refletem o miserável e grosseiro humor dos tradicionalistas de hoje. Nós queremos confortáveis e práticas roupas Futuristas, Dinâmicas, Agressivas, Espantosas, Desejadas, Violentas, Voadoras, Ágeis, Alegres, Iluminadas (para ter luz nos dias de chuva), Fosforescentes, Decoradas com lâmpadas elétricas.  ....Como resultado teremos uma grande variedade de roupas mesmo numa cidade onde a população tem a imaginação pobre..."

 E, por último, e não menos importante, o movimento art deco era muito 

       parecido com o art nouveau pois também busca referências  nas formas orgânicas da natureza, no entanto, utiliza figuras geométricas para representá-las. Essas representações aparecem muito nas roupas em forma de estampas e modelagem (principalmente modelagem reta).



John Redfern-  1915
Jeanne Lanvin- 1920
Gabriell Chanel- 1927


Gustave Beer- 1919
O padrão de escala ou "seigaiha" (ondas de oceano azul) visto neste vestido foi usado repetidamente na década de 1920 como um motivo popular da escola Art Deco, cujos proponentes lembram figuras geométricas.





E aí, Curtiram?






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