No cenário europeu, a arte se renova em diferentes movimentos no início do século XX, onde os artistas pretendem criar referências estéticas mais adequadas ao dinamismo dos novos tempos.
Período em que a influência está ligada a um conceito, a fim
de quebrar tradições e padrões, criando
suas próprias referências estéticas.
Nesse contexto, surgem vários movimentos como o Cubismo, Futurismo, Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo, cada um com seu
projeto próprio, mas todos com uma intenção em comum: romper radicalmente
com os princípios, libertando a arte da necessidade de representar a realidade
de modo figurativo e linear.
Essas vanguardas,
apresentam um caráter de ruptura aos valores e princípios do passado e o choque
pela percepção e aceitação do público a essa nova realidade em estado de
transformação.
Vejamos alguns desses
movimentos
CUBISMO
Há uma sobreposição de diferentes planos, onde os artistas apresentam relações, propondo diversos pontos de vista dos quais
um determinado objeto pode ser observado, forçando o observador a questionar a
realidade.
Pintura
Les Demoiselles d'Avignon (1907), de Pablo Picasso
A exposição da tela
As senhoras de Avignon provoca comoção na cena artística parisiense.
Nessa tela Picasso revolucionou representando a realidade, rompendo com os conceitos
tradicionais de harmonia, proporção, beleza e perspectiva. Essa obra o tornou o
grande mestre do Cubismo.
Além dele, também se destacam Georges Braque e Juan
Gris.
Pablo Picasso (1881 – 1973) |
Violino e jarro (1909-10), de Georges Braque |
Na literatura, uma das
características do Cubismo é a preocupação com a disposição gráfica do poema:
Tradução literal do poema Il pleut (Chove)
“Chovem vozes de
mulheres como se estivessem mortas mesmo na recordação. Chovem também vocês
maravilhosos encontros de minha vida ó gotinhas, e estas nuvens empinadas se
põem a relinchar todo um universo de cidades minúsculas. Escuta se chove
enquanto a mágoa e o desdém choram uma antiga música. Escuta caírem os laços
que te retém embaixo e em cima.”
(Tradução de Sérgio Capparelli. In: Tigres no
quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1997)
FUTURISMO
Movimento caracterizado por uma
literatura agressiva e provocadora, Uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias, Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico; Desvalorização da tradição e do moralismo, Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade e Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo. Nesse período o ser humano mostra-se orgulhoso de suas inovações tecnológicas. O futuro chegou!
Abaixo um trecho do texto de Filippo
Tommaso Marinetti publicado no conservador jornal francês Le Figaro em 20 de fevereiro de 1909, surpreendendo os
leitores.
Manifesto do
Futurismo
1 - Nós queremos
cantar o amor ao perigo, o hábito à energia e à temeridade.
2 - Os elementos
essenciais da nossa poesias são a coragem, a audácia e a revolta.
3 - Tendo a
literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós
queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo ginástico, o
salto mortal, a bofetada o soco.....
Giacomo Balla |
EXPRESSIONISMO
O movimento é influenciado pela Primeira Guerra Mundial,
em contradição a estética impressionista de valorização sensorial transformada
em expressão.
Expressões psíquicas, demonstrando
perda de controle do consciente,
ressaltando um lado obscuro da humanidade, representadas em faces marcadas pela
angústia e pelo medo. O expressionismo tem muito a ver com a preocupação de uma guerra iminente, já que este é um cenário tenso que antecede um dos maiores massacres que a humanidade já viu.
DADAÍSMO
Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, o romeno Tristan Tzara
espanta o mundo com mais uma vanguarda: o Dadaísmo ou Dadá.
Movimento mais radical das
vanguardas, surgiu como manifestação artística, com propostas
em apresentar o almejo em algo impossível, perante a acontecimentos de uma realidade
incômoda, transformar a falta de lógica e coisas que parecem sem
sentido, demonstrar a espontaneidade total.
Tristan Tzara |
Tzara afirma: “A obra
de arte não deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta.”
O trabalho
de Duchamp consiste no questionamento :
Uma roda de bicileta é um objeto
de arte? Qual o propósito dela em cima de um banco?
Abaixo poema criado por Tzara
Receita de poema dadaísta
Pegue um jornal.
Pegue a tesoura.
Escolha no jornal um artigo do tamanho que você
deseja dar a seu poema.
Recorte o artigo.
Recorte em seguida com atenção algumas palavras que
formam esse artigo e meta-as num saco.
Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
Copie conscienciosamente na ordem em que elas são
tiradas do saco.
O poema se parecerá com você.
E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma
sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.
TZARA, Tristan. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo
brasileiro. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1986. p. 132.
(Fragmento)
SURREALISMO
Último movimento da vanguarda
europeia, estando fortemente ligado as
artes visuais, onde há o interesse em adquirir um maior conhecimento
do ser humano, através do fascínio pela loucura, e consequentemente, liberar o inconsciente,
que era pouco explorado na época.
“O Surrealismo não é um estilo. É o grito da mente que
se volta para si mesma.”
Assim o ator e escritor Antonin Artaud definiu
essa vanguarda.
Há uma proximidade da teoria psicanalítica de Sigmund Freud e os
surrealistas, pois acreditam que a razão
não é o melhor instrumento para
essas descobertas, porque ela ignora nosso universo inconsciente.
Sigmund Freud contribuiu para a identificar o inconsciente e seu impacto sobre os seres humanos. Foto de 1938.
Literatura Surrealista
|
André Breton, em 1924
publicou em Paris o Manifesto do
Surrealismo, em que define o
espírito e os objetivos da nova vanguarda, ensinando como fazer emergir o
inconsciente.
[...] Mandem trazer algo com que escrever, depois de se
haverem estabelecido em um lugar tão favorável quanto possível à concentração do espírito sobre si mesmo. Ponham-se no estado mais passivo, ou receptivo
que puderem. Façam abstração de seus gênios, de seus talentos e dos de todos os
outros. Digam a si mesmos que a literatura é um dos: mais tristes caminhos que
levam a tudo. Escrevam depressa, sem um assunto preconcebido, bastante depressa
para não conterem e não serem tentados a reler. A primeira frase virá sozinha,
tanto é verdade que a cada segundo é uma frase estrangeira ou estranha a nosso
pensamento consciente que só pede para se exteriorizar.[...]
BRETON, André. In: TELES, Gilberto
Mendonça.Vanguarda
europeia e modernismo brasileiro.9. ed. Petrópolis: Vozes, 1986. p.
194. (Fragmento)
ABSTRACIONISMO
A arte abstrata o trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Ela pode ter, e provavelmente terá, um sentido diferente para cada pessoas que observá-la, cumprindo assim com seu objetivo de fazer as pessoas pararem para conseguir entender. Quando a arte abstrata surgia no inínio do século XX, causou muita polêmica, pois era considerada "estranha" e de "mau gosto".
Abstracionismo kandinski composição VII 1913
Algumas características do Abstracionismo:
ABSTRACIONISMO
A arte abstrata o trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Ela pode ter, e provavelmente terá, um sentido diferente para cada pessoas que observá-la, cumprindo assim com seu objetivo de fazer as pessoas pararem para conseguir entender. Quando a arte abstrata surgia no inínio do século XX, causou muita polêmica, pois era considerada "estranha" e de "mau gosto".
Abstracionismo kandinski composição VII 1913 |
Algumas características do Abstracionismo:
-Cores e formas são de forte expressão nesta fase. Além de Kandinsky, Franz Marc é o artista mais observado.;
-Tachismo : Manchas e borros expressados dentro de um espaço determinado na obra;
-Grafismo : Linhas, curvas, traços, pinceladas e todo signo gráfico no contexto abstrato;
-Orfismo : Expressão ligada à música;
-Raionismo : Riscos e raios com luminosidade;
-Abstracionismo geométrico ou formal : Formas e cores dadas a expressão geométrica.
-Pintura gestual : Pintura que expressa emoções, e execução espontânea diretamente na parede, locais e telas gigantes.
Manabu Mabe e Tomie Ohtake são representantes do abstracionismo sensível no Brasil. Na abstração geométrica temos movimentos ligados ao concretismo paulista e carioca.
Mas como as Vanguardas influenciaram na Moda?
Chanel |
O vestuário se modifica muito nesse período, chegando muito próximo da diversidade de estilos que temos hoje. A roupa sofre influência não só das vanguardas, mas também da primeira guerra e do movimento estético Art Deco.
Por conta da guerra, houve uma abertura do mercado de trabalho para as mulheres, já que os homens teriam que lutar. Assim, já não havia mais espaço para uma roupa apertada, desconfortável e pesada e é nesse momento que o espartilho é suprimido e as saias perdem o formato de sino dando espaço a uma moda inspirada no orientalismo, roupas leves e cores vibrantes. Após a guerra entra em cena uma grande estilista que difunde um novo estilo de sofisticação e elegância com cores mais sóbrias e modelagem "seca", Chanel. Personagem que ajuda a construir a imagem de uma mulher forte, poderosa, de atitude e que pode usar calças.
A década de vinte é muito conhecida por um estilo mais andrógeno, onde as curvas deixam de ser ressaltadas, a cintura apertada desaparece, a saia encurta (mostrando a panturrilha...coisa que não se via há muito tempo) e as mulheres cortam os cabelo muito influenciadas pelas atrizes de cinema.
As vanguardas permearam a moda com o mesmo conceito que modificaram as artes: A quebra dos padrões!
Abaixo fragmento do manifesto de Giacomo Balla (artista futurista) sobre como a moda deve ser:
"Nós devemos destruir a vestimenta
tradicional, epidérmica, sem cor, funerária,
decadente, chata e doente. (...) As ruas apinhadas, reuniões, teatros, cafés têm
uma
atmosfera de funeral porque as roupas refletem o miserável e grosseiro humor dos
tradicionalistas
de hoje. Nós queremos confortáveis e práticas roupas
Futuristas, Dinâmicas, Agressivas,
Espantosas, Desejadas, Violentas, Voadoras, Ágeis, Alegres, Iluminadas (para
ter luz nos dias de chuva), Fosforescentes, Decoradas com lâmpadas elétricas. ....Como resultado teremos uma grande
variedade de roupas mesmo numa cidade onde
a população tem a imaginação pobre..."
E, por último, e não menos importante, o movimento art deco era muito
parecido com o art nouveau pois também busca referências nas formas orgânicas da natureza, no entanto, utiliza figuras geométricas para representá-las. Essas representações aparecem muito nas roupas em forma de estampas e modelagem (principalmente modelagem reta).
John Redfern- 1915 |
Jeanne Lanvin- 1920 |
Gabriell Chanel- 1927 |
Amei, ótimo trabalho.
ResponderExcluirMuito Obrigada :D
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