quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Estilo Império


Este período inicia com o Iluminismo, que foi um movimento que estabeleceu crítica ao antigo regime, ao sistema baseado no poder monárquico do período Rococó, onde existia o abuso de poder, que era cultivado pelo "direito divino de governar".

Toda a insatisfação e o sofrimento do povo por aquele abuso da nobreza, se fortaleceu com essa movimentação do Iluminismo,  resultando na Revolução Francesa em 1789 , onde há a "Quebra do Estilo Rococó", levando a caça literal aos nobres, para acabar com o abismo social existente neste período.

 Inicia-se então, o Estilo Império, bem mais simples e totalmente diferente do Rococó, onde há o predomínio da ausência total de emoções-na arte isso se traduz em"carinha de paisagem", somada uma busca incessante  pela perfeição na representação do assunto da obra-onde o indivíduo tem uma vida mais concreta e racional.
Em meio a todos esses fatos, acontece então, a revolução industrial; e com ela o aparecimento da máquina a vapor e as indústrias têxteis, onde os tecidos são feitos com uma maior velocidade, fazendo com que se perca um pouco a concepção da roupa como uma obra de arte, no sentido de não ser mais considerado um bem durável, de maior valor.
Há a volta ao Racionalismo, cultuam-se os valores da antiguidade clássica, sendo mais valorizados o corpo e a mente.
O "Estilo Império" refere-se ao Imperador Napoleão.


Napoleão 
Vestuário era bem mais simples, com abandono das perucas e o uso de penteados mais leves e despretensiosos, como da Grécia Antiga.

Vestuário Feminino 

Vestidos de cores suaves para o dia-a-dia, com 
cintura bem marcada, logo abaixo dos seios, a manga mais sequinha, sem babados e o decote mais comportado, podendo ainda ser com cauda, mas sem armação, para uso em cerimoniais à noite.
Eram usados como acessórios, chapéus, luvas e sombrinhas, com o intuito de conservar a pele branca, considerado um sinal de que a mulher era de boa índole, portanto, servia para casar e constituir família.

Típico estido estilo neo clássico



Imperatriz Josfine- Esposa de Napoleão

Vestuário Masculino



Casaco curto na frente e comprido atrás, calça inteira sem meião, golas e mangas mais discretas sem volumes, cores lisas e sem bordados, além de adotarem o uso de botas, sendo descartados o uso de sapatos de salto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário